sábado, 28 de fevereiro de 2015

Luz em superfície de planeta anão gera questão sobre aliens.

 O planeta anão Ceres, que fica entre Marte e Júpiter, está no meio de uma nova polêmica envolvendo a possibilidade de vida extraterrestre depois de a Nasa divulgar fotos onde uma intensa fonte de luz aparece na superfície. 

A última imagem divulgada pelo veículo espacial Dawn, que viaja ao encontro do planeta anão, mostra a fonte de luz brilhante a mais de 46 mil quilômetros. O ponto de luz, parecido ao de um holofote, é apontado por ufologistas como “sinal alienígena”.

Em meio as especulações, a Nasa não conseguiu explicar de maneira científica a presença da luz no planeta. Por enquanto, cientistas acreditam que o ponto brilhante pode ser a presença de algum material refletivo e, provavelmente, se trata de gelo. “Agora, tudo o que podemos dizer é que o material reflete 40% ou mais da luz que bate dele. Isso porque a resolução da câmera é limitada devido à distância de Ceres. Se no final a resposta for mesmo um reflexo, é muito provável que seja gelo”, afirmou um membro da missão Dawn, o astrônomo Chris Russell.

Russell acrescentou que pode haver uma origem das manchas por movimentos vulcânicos, mas isso a Nasa terá de esperar até uma melhor resolução, antes de fazer interpretações geológicas.

Usando seu sistema de propulsão iônica, Dawn vai entrar na órbita de Ceres em 6 de março. Quando isso acontecer, tornará a primeira sonda feita pelo homem a visitar o planeta Ceres – ou “Estrela da Morte” - e os cientistas esperam que descubram os segredos por trás de sua mancha branca misteriosa.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário